gostaria de lembrar mais das coisas que gostaria de lembrar, nestor varela
catálogo
"gostaria de lembrar mais das coisas que gostaria de lembrar" é uma exposição que tem como linguagem principal a fotografia, e discute sobre processos de criação de memória a partir do acervo fotográfico familiar de artista. estas fotografias, feitas com câmera analógica portanto preservadas na forma de negativos, foram digitalizadas, catalogadas e arquivadas. a partir da curadoria das fotos foram montados quebra-cabeças que compõem o espaço expositivo, aliando as narrativas das próprias imagens a processos psíquicos da memória, como o lembrar, o esquecer, o substituir, o mesclar, o arquivar, o recuperar, o apagar. o projeto expositivo ainda apresenta proposições interativas, que possibilitam ao público criar suas próprias composições fotográficas a partir de uma pilha de quebra-cabeças fotográficos.

ficha técnica do catálogo
formato digital
44 páginas
isbn 978-65-994760-6-8
concepção artística: nestor varela
coordenação editorial: sarah uriarte
projeto gráfico: tina merz
publicado por: des editora | selo espalhar
2025
gostaria de lembrar mais das coisas que gostaria de lembrar foi publicado com patrocínio da prefeitura e fundação cultural de itajaí, por meio da lei municipal de incentivo à cultura - lic itajaí, com renúncia fiscal da ambiental e elo.
--
nestor varela. 1999. natural de lages, sc. reside em florianópolis, sc. artista visual, produtorie cultural e fotógrafe. mestrande em artes visuais (ppgav/udesc). graduade em fotografia (univali, 2020). tensiona seus trabalhos a partir do espaço do registro íntimo e pessoal. investiga temas acerca do corpo: corpo público e privado, corpo e cotidiano, corpo e linguagem e corpo e memória. utiliza-se de fotografias, performances, processos de escrita, instalações e publicações, com desdobramentos em espaços físicos e virtuais.
